Conforto acústico em hospitais: entenda sobre o assunto e as tendências do futuro
Entenda mais sobre conforto acústico em hospitais e como as tendências do futuro podem mudar ainda mais o mercado.
As mudanças fazem parte da evolução de uma empresa, independente do ramo em que ela atua. O conforto acústico em hospitais tem se tornado cada vez mais forte, principalmente quando falamos em trazer o melhor para os clientes e depois de tempos tão difíceis como a pandemia.
De fato, garantir esse conforto acústico em instalações é uma das preocupações mais importantes dos hospitais, para oferecer condições de recuperação e bem-estar dos seus pacientes. Porém, isso não é simples, já que a operação de um hospital tem equipamentos barulhentos.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse conforto acústico em hospitais e como ele é buscado hoje em dia em parceiros como a Lady, que trabalha há anos com materiais que isolam sons e tornam os ambientes ainda mais agradáveis. Além disso, vamos citar algumas tendências para os próximos anos em relação ao setor.
Continue a leitura do conteúdo para saber mais!
Conforto acústico em hospitais
O conforto hospitalar é um dos mais complexos desafios para os profissionais que atuam no setor. De fato, amenizar os impactos da pressão sonora proveniente do entorno, principalmente no ambiente urbano, ou equalizar a acústica dos espaços com a diversidade de usos e finalidades distintas não é uma tarefa fácil.
Por exemplo, o convívio ininterrupto com equipamentos e sinais sonoros é algo que demanda um profundo estudo de engenharia acústica. Isso porque os hospitais por dentro já contam com diversos tipos de barulhos durante o seu dia a dia, o que acaba se tornando mais difícil.
O tratamento sonoro em hospitais é mais do que apenas uma solução de arquitetura e engenharia, é um ato de cuidado e respeito com o ser humano. Começando pela recepção e outros ambientes de visitação, o conforto, a sobriedade e o requinte, na maioria das vezes, ele fornece um tom de acolhimento do local.
Já na área de emergência, a corrida é incessante pelos primeiros socorros, de fato, tudo nesse lugar está em movimento constante. Na enfermaria, o repouso e os cuidados da recuperação são sagrados. Já nas salas de cirurgia de alto risco e complexidade, o silêncio precisa ser absoluto para que a concentração gere movimentos precisos que salvam vidas.
De fato, o equilíbrio e o conforto acústico em hospitais é fundamental em cada m² desse grande organismo. Um lugar que recebe um grande fluxo de pessoas, ambulâncias, entre outros equipamentos de mobilidade, que se locomovem em velocidade e maneiras diferentes 24 horas por dia.
Compreender a dinâmica e a importância do trabalho no processo de cura e recuperação dos pacientes é fundamental. O efeito que a acústica produz na diminuição do estresse em médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que atuam sob pressão.
A importância do conforto acústico em hospitais
Como já mencionamos, a poluição sonora é um problema seja dentro ou fora de um hospital. Ela é capaz de desencadear diversas reações e danos no corpo humano devido ao estresse causado pelos ruídos.
Em pessoas com uma rotina normal, os barulhos (caso seja fora dos limites previstos pela OMS) podem ser prejudiciais, causando distúrbio do sono e de ansiedade, doenças metabólicas e outros problemas de saúde por conta da exposição recorrente a ruídos, o que resulta na liberação desregulada de hormônios no organismo.
Já em pessoas que estão com a saúde debilitada ou hospitalizadas, esses danos podem ser ainda maiores. Isso torna o conforto acústico em hospitais uma questão ainda mais séria, pois, pacientes nesse local estão ainda mais vulneráveis aos efeitos negativos causados por barulhos, seja dentro ou fora do hospital.
De fato, o conforto acústico é necessário não somente para o quarto dos pacientes, mas também para UTIs e salas de exames que tem os equipamentos mais barulhentos. Um grande exemplo são as salas onde tem as máquinas de ressonância magnética e tomografia.
Além disso, compressores de ar, geradores, prédios e comércios na vizinhança também causam barulho, exigindo uma atenção na hora de planejar toda a estrutura de acústica de um hospital, visando reduzir ao máximo os ruídos externos.
Quando um hospital se preocupa com isso, pode ter certeza que ele acaba se destacando diante dos outros. Esses pequenos cuidados podem fazer a diferença na recuperação de um paciente e na saúde do colaborador.
Tendências do mercado hospitalar
O mercado passou por mudanças mais radicais nos últimos anos, muitas delas por conta da pandemia que assolou o mundo. Porém, essas mudanças anteciparam atitudes que tornaram ainda melhor o ambiente, não só pensando no trabalho do enfermeiro ou médico, mas também para o paciente que está esperando atendimento.
Agilidade na tomada de decisão
A automatização de processos afeta diretamente a maneira como pensamos neles. Ou seja, se antes era preciso criar mecanismos de dupla checagem por questões de segurança, agora a premissa é que todos fiquem cada vez mais transparentes, rápidos e fluidos, como acontece na Metodologia Lean.
Dessa forma, a gestão hospitalar passa a construir centrais de comando para a tomada de decisão em tempo real. Hoje em dia, já existem diversos modelos aplicados e que funcionam perfeitamente na prática, como a otimização no fluxo de atendimento, melhor controle dos leitos, identificação de pacientes mais ágil e a otimização de dispensação de medicamentos na farmácia.
Conforto acústico em hospitais = melhor experiência para o paciente
A experiência é uma palavra que se tornou recorrente em títulos de palestras e textos de tendências da área da saúde nos últimos anos. De fato, pensar na experiência do paciente, parte-se de um entendimento em profundidade de contexto, do serviço em questão e das necessidades do usuário ao serviço.
Mas não é apenas no atendimento que essa experiência tem sido destaque no ramo hospitalar, mas também quando falamos em conforto acústico. Hoje em dia, as salas estão cada vez mais confortáveis para os pacientes, desde a recepção, com um ambiente mais acolhedor até as demais salas de exames.
Para gerar experiências positivas aos pacientes é preciso respeitar as suas preferências, valores e necessidades individuais. Dessa forma, é possível ir além de um modelo de gestão mais “industrial”, com foco no produto de saúde, para um modelo mais “servitizado”, focado nas pessoas, a partir de uma perspectiva integrada e sistêmica ao paciente.
O ambiente hospitalar passou a olhar mais para as pessoas como um serviço e não uma indústria. Isso tornou o mercado ainda mais atrativo, melhorando a experiência também dos profissionais que trabalham lá, como os médicos e enfermeiros.
Isso aliado com uma empresa como a Lady, que conta com materiais altamente prontos para trazer mais conforto acústico aos hospitais, é a forma certa de seguir daqui para frente e melhor ainda mais o que o hospital tem a oferecer.
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