Arquitetura digital: entenda mais sobre esse conceito
Entenda o conceito de arquitetura digital e como ele se tornou um grande aliado do arquiteto moderno!
Com a entrada da terceira década do século XXI, a transformação digital tem mudado as profissões do mercado de uma maneira significativa. Logicamente, essa explosão de inovação e tecnologia acontece em diversas áreas, reinventando os processos e soluções já existentes. A arquitetura digital é justamente uma melhora do que já existia.
De fato, a tecnologia já estava presente na área em diversas situações, desde o atendimento ao cliente até o conceito de design e entrega do projeto.
Porém, existem algumas questões que se tornaram novas principalmente nesse mercado que já conta com avanços tecnológicos. Pensando nisso, a Lady, uma das maiores parcerias dos arquitetos na composição acústica de um ambiente, trouxe um conteúdo que explica mais sobre a arquitetura digital.
Continue a leitura para saber mais!
O que é a arquitetura digital?
A arquitetura digital diz respeito à união entre os conhecimentos arquitetônicos e o uso intensivo da tecnologia nas principais atividades de desenvolvimento dos projetos da área.
Dessa forma, existe uma revolução na forma como os dados são reunidos e os projetos são pensados, de maneira que a sua apresentação ganhe realismo. Com isso, os clientes conseguem ter uma noção real dos resultados.
Ou seja, cada detalhe passou a ser milimetricamente calculado, o que evita o retrabalho. De fato, essa é uma solução que acabou facilitando ainda mais o dia a dia dos arquitetos.
Um dos pontos mais altos da arquitetura digital é a automatização de processos, como desenhos, cálculos e medições, para que a rotina do arquiteto avance sem a perda de tempo com excesso de rascunhos e conferência de cálculos.
Mais ainda, com a arquitetura digital, o que o profissional pensa, ele entrega. Ou seja, isso quer dizer que o cliente terá 100% de clareza de que a sua ideia foi atendida e que qualquer ajuste pode ser feito antes da obra começar.
Conceito da arquitetura digital
A empresa Kieran Timberlake, nos Estados Unidos, desde os anos 2000, fez uma parceria com a NASA e institutos de inteligência para desenvolver uma cidade operária virtual em Marte.
O objetivo principal desse projeto é criar uma metrópole e considerar os principais problemas enfrentados e possíveis soluções, tais como a geração de energia, construção de prédios e proporcionar um contato maior com a natureza.
Com a chegada da arquitetura digital, fortes transformações aconteceram no mercado, se compararmos com a realidade de 30 anos atrás onde não existiam as ferramentas atuais. Os projetos de criação tridimensional, embora sejam uma novidade, integram novos recursos que são aprimorados a cada dia e se tornam essenciais para um arquiteto.
Parecido com os óculos 3D, porém mais sofisticados em suas funções, estes dispositivos possibilitam não só a valorização da casa ou projeto, mas também a interação com objetos do cenário.
De fato, esses recursos acabam sendo bastante semelhantes aos jogos eletrônicos e úteis em todos os processos da criação arquitetônica, que vão da sua estrutura principal até os detalhes de decoração.
Além disso, existem tecnologias na própria Lady que também simulam a parte de decoração, como os blocos 3D. Eles funcionam como arquivos que o arquiteto pode adicionar os produtos da Lady nos seus projetos.
Eles estão disponíveis em diversos formatos e são compatíveis com vários programas, trazendo mais variações para o arquiteto. Os blocos 3D mostram visualmente para os clientes como ficarão as soluções aplicadas.
Arquitetura e os projetos de decoração de ambientes
Conforme mostramos ao longo do conteúdo, podemos constatar o quanto a arquitetura digital abriu precedentes para que os arquitetos automatizassem os processos e se dedicar inclusive na parte de decoração, conforto acústico e outros pontos importantes.
Ou seja, através de novas tecnologias que facilitam o seu caminho durante um projeto de arquitetura, ele utiliza desse tempo que restou para se concentrar em outros benefícios que podem tornar o ambiente ainda mais confortável no projeto. Ser atencioso aos detalhes pode surpreender no final.
A arquitetura acústica, por exemplo, pode ser uma grande aposta em um projeto feito com a arquitetura digital. Pois, além de conseguir transpor a ideia do cliente no projeto, ele garante também que, ao longo do tempo, ele tenha ótimos benefícios com essa decisão tomada pelo arquiteto.
Outro ponto importante é o Teste de Auralização disponibilizado pela Lady. Nele, o cliente embarca em uma experiência diferente, com a comparação de áudios em ambientes fechados e abertos, com e sem o tratamento acústico.
Sendo assim, acaba sendo mais uma forma de unir os avanços tecnológicos com as propostas de acústica dos arquitetos, colocando o cliente em uma imersão para entender melhor os pontos positivos da arquitetura acústica.
De fato, quando pensamos nesse conceito, estamos falando sobre novas necessidades que conduzem as inovações. Com isso, a tecnologia chega para reduzir os esforços desnecessários e garantir que o arquiteto possa pensar em soluções inteligentes para o dia a dia do cliente.
. . .
Conheça a Lady
Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!
Compartilhe esse conteúdo
Próxima »