Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa
Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa

Futuro do trabalho: veja as tendências e como preparar a empresa

Veja quais são as tendências do futuro do trabalho e como as empresas podem se preparar para se adaptar às mudanças.

Com a pandemia e a tecnologia da quarta revolução industrial, muita coisa acabou mudando. Reconfiguraram ofertas, demandas, funções, vagas e status de diversas profissões e, com isso, o futuro do trabalho passou a ser algo que preocupa não só as pessoas, como também as empresas.

De fato, entender o mercado de trabalho do futuro é fundamental para se preparar e aproveitar as oportunidades. Além do mais, mesmo as pessoas que já têm uma carreira definida podem beneficiar deste conhecimento. Afinal, podem existir nichos que trazem mais qualidade de vida. 

É importante saber como o mercado de trabalho é impactado com as constantes mudanças tecnológicas e sociais. Somente dessa forma, é possível se adaptar e garantir as habilidades exigidas por esse mercado.

Nesse conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre as tendências do futuro do trabalho e como essas mudanças afetam tanto a empresa quanto as pessoas. Assim, é possível se preparar melhor para esses pontos no futuro. Continue a leitura para saber mais!

A carreira não é mais linear

O antigo conceito de linearidade na carreira mudou com a aceleração digital. Com essa ideia, até a apresentação de currículo mudou, onde os empregadores valorizam mais as narrativas na apresentação, com experiências, propósitos, sucessos e fracassos.

Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa
Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa

Hoje em dia, as empresas estão mais interessadas em pessoas criativas, inovadoras e resolutivas ao invés de pessoas que vivem na linearidade. Além disso, as experiências fora do trabalho podem ajudar em demandas profissionais, como voluntariado, por exemplo, também se tornaram bem-vindas em um currículo do profissional do futuro.

A tecnologia vai precisar de habilidades humanas no trabalho do futuro

Existem evidências de que as tecnologias podem ser usadas para aumentar a força de produtividade no trabalho em vez de substituí-la. De fato, existem máquinas hoje que exigem habilidades humanas em áreas como a resolução de problemas, comunicação, interpretação, escuta e projetos.

À medida que eles assumem tarefas repetitivas e o trabalho das pessoas torna-se menos rotineiro, pois os papéis poderiam ser redefinidos de maneiras que combinam a tecnologia com habilidades humanas. 

Para que tudo isso aconteça com sucesso, vamos precisar mudar a maneira como concebemos o trabalho e desenvolver treinamentos para assumir essas novas funções. Caso contrário, podemos nos sentir sobrecarregados, tentando aplicar conceitos e habilidades herdados no novo mundo da inteligência artificial.

Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa
Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa

Futuro do trabalho: os benefícios é a chave de atração de talentos

No trabalho do futuro, as pessoas pararam de pensar apenas em dinheiro e começaram a ver mais a qualidade de vida em relação ao que a empresa pode oferecer. Com a pandemia as pessoas valorizam mais os trabalhos que oferecem benefícios e isso se tornou um grande fator de escolha hoje em dia.

Os benefícios são a chave para atrair talentos para a empresa e o trabalho flexível, seja em termos de lugares ou de horas, está no topo deles. Além disso, no futuro do trabalho, os colaboradores tendem a valorizar ainda mais os cuidados com a saúde, seja ela física ou mental.

Um levantamento feito pelo Linkedin mostrou o que os candidatos valorizam atualmente, em ordem de preferência: 

  • Remuneração e ótimos benefícios;
  • Apoio da empresa para equilibrar a vida pessoal e trabalho;
  • Arranjos flexíveis de trabalho;
  • Oportunidades de desenvolvimento e aprendizado.


De fato, manter a qualidade de vida, ou o equilíbrio entre a vida e trabalho, é o fator mais importante para 51% dos entrevistados na escolha por um novo emprego. O plano de carreira vem em segundo lugar, com 49% das indicações e o pacote de remuneração e benefícios está em terceiro lugar com 38%, segundo uma pesquisa feita pelo Google. 

Flexibilidade traz felicidade e reduz os turnovers

Em um novo estudo feito pela Tracking Happiness, com 12.445 colaboradores, descobriu que a capacidade de trabalhar remotamente está fortemente ligada à felicidade no trabalho. Ou seja, os trabalhadores que trabalhavam em casa 100% do tempo eram, em média, 20% mais felizes do que aqueles que não podiam ficar em home office.

Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa
Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa

Por conta disso, diversas empresas mudaram seu layout corporativo para proporcionar o mesmo conforto que esse colaborador obteve em casa, também no trabalho, para que o índice de felicidade e produtividade não caísse. 

Através de produtos que promovem o conforto acústico, a Lady se tornou um grande parceiro nesse novo mercado onde as empresas prezam pela saúde do colaborador no modelo híbrido. O Inovawall e Wall Pannels, por exemplo, se tornaram grandes referências dos novos escritórios, mostrando a modernidade e conforto em um layout incrível.

Além disso, os divisores de ambientes e divisores de mesa podem proporcionar mais conforto para o colaborador que precisa ir até a empresa no dia acordado. Dessa forma, a produtividade foi mantida no modelo híbrido, seja na casa ou na empresa do colaborador, unindo o melhor dos dois mundos.

Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa
Futuro do trabalho veja as tendências e como preparar a empresa

Falando em futuro, a Claudia Andrade que é Workplace Strategist, já está falando nesse assunto há um certo tempo. De fato, os escritórios com um modelo mais flexível deram lugar a espaços otimizados para o trabalho híbrido, onde a integração, saúde e bem estar são essenciais para a produtividade das equipes.

Como já mencionamos, a pandemia trouxe certas reflexões em relação a esse assunto, mostrando uma outra perspectiva de vida para as pessoas. Com isso, o modelo híbrido que promove a descentralização do espaço físico de trabalho virou uma tendência no período mais flexível da pandemia.

Se você quer saber mais sobre esse tema, recomendamos o E-Book ‘A Transformação dos Escritórios’ da Claudia onde ela fala mais sobre esse modelo de negócio e como a empresa pode transformar isso a seu favor, trazendo engajamento dos colaboradores e mais qualidade de vida.

E-Book ‘A Transformação dos Escritórios’

O futuro do trabalho é algo incerto, mas que mostra aos poucos como as empresas precisam se adaptar para conseguir os melhores resultados com os funcionários certos. Com o auxílio da tecnologia, esse futuro está cada vez mais próximo da nossa realidade.

. . .

Conheça a Lady

Com anos de experiência no mercado, nós da Lady, temos os melhores produtos para o conforto acústico de sua empresa. Veja o nosso catálogo e escolha a solução ideal. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e fale com a equipe de atendimento. Estamos prontos para transformar o seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo

Próxima »